PROJETOS

INSTITUTO DA CRIANÇA E DA FAMÍLIA - CRIFAM

SAÚDE INTEGRAL DA CRIANÇA - A MAIS VALIOSA DE TODAS AS ESPÉCIES

SAÚDE INTEGRAL DA CRIANÇA - A MAIS VALIOSA DE TODAS AS ESPÉCIES

No canal Animal Planet, programa “Infância Animal” (dia 05/03/2007), foi transmitido um alerta geral, com farto documentário, a respeito do desequilíbrio ecológico mundial que arrasta muitas espécies de animais à extinção total. Para os especialistas esse desequilíbrio ecológico está ganhando proporções catastróficas por causa do constante e acelerado extermínio de animais nativos e seu habitat natural.

Fiquei surpreso e feliz ao ouvir a respeito de tantos investimentos em recursos humanos e zootecnias, bem como, tantas ações já realizadas, para reverter esse quadro assustador. Criaram-se  espa-ços e instalações apropriados para recolher e tratar matrizes e filhotes de animais anêmicos, feridos e estressados. Até para procriação assistida, criaram-se berçários especiais, com mães e pais humanos que adotam filhotes selvagens e os tratam como filhos.

Para cooperar com tão urgente e benemérita campanha, todas as cédulas-dinheiro do Brasil estam-pam vários tipos de animais em risco de extinção. Entretanto, nenhuma dessas cédulas estampa crianças esquálidas, abandonadas, jogadas no lixo, nascidas das mazelas do capitalismo perverso que impera no Mundo e, que, por ironia, é o primeiro causador dosdesequilíbrios ecológicos que provocam a extinção desses bichos.  Eis uma história para ilustrar:

Conta-se, que uma mãe camelus teve de enfrentar indagações do camelinho que queria saber por que tinha pernas tão longas, patas tão largas e arredondadas, bolotas nas costas, cílios tão grandes, um andar vagaroso e ritmado. A mãe explicou que eram providências do sábio Deus-Criador para que os camelos pudessem sobreviver no deserto. Pernas finas e altas para que a barriga, com reservatório extra de água, ficasse o mais longe possível da areia escaldante. Patas grandes e achatadas para um caminhar mais firme sobre a areia movediça. Corcovas para armazenar gordura e umidade, tão necessárias às longas e desérticas caminhadas. Cílios enormes para servirem de apara-areia nas tempestades. Andar vagaroso e ritmado para uso mais econômico das energias...   O filhote atalhou: - Entendi tudo, mamãe! – Então, o que é que eu estou fazendo aqui no zoológico?

Parece que Governos & Igrejas ainda não acordaram para perceber que todos os milhões de crianças e adolescentes, dentro e fora do Brasil, pobres, infelizes, doentes, meretrizes, traficantes,delinquentes ... têm Umbigo: não nasceram do bico da cegonha. Poucos sabem, por exemplo, que Hitler conseguiu a tenebrosa façanha de levar toda a nação germânica à loucura do Holocausto judaico e da Segunda Guerra Mundial, porque impôs uma cartilha doutrinária para ser usada na formação (útero), amamentação (colo) e educação (berço), das crianças alemãs. Hitler acreditou no que está escrito em Sl 8:2; Mt 21:16; Pv 22:5, Ap 12:4, embora a maioria dos “Pastores & Igrejas” não acredite, infelizmente.

O Dragão está de olho no ventre da mulher para tragar-lhe o fruto – Ap.12:4,13. Educa a criança no caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele – Pv 22:6.

A Criança é a mais preciosa de todas as espécies vivas.  A Criança é a célula-mãe da Família. A Família é a célula mãe da Humanidade. A Família ajustada e sadia é o mais completo habitat para formação e crescimento da Criança com saúde integral (corpo, alma e espírito sarados – 1Ts 5:23).

É preciso cuidar da mãe de família, pois, “a mão que embala o berço” escreve a História da Humanidade. Assim aconteceu com o berço de Jesus Cristo e outros berços. A Serpente-Dragão está de olho na mulher grávida para tragar-lhe o fruto (Ap 12:4,13). Crianças e Famílias sadias estão à beira da extinção. Toda criminalidade tem a marca fratricida do Complexo de Caim: irmão que mata irmão para se apoderar de todo o matrimônio (herança materna) e patrimônio (herança paterna) (Gn 4:8-12). Poucos percebem, na parábola do filho pródigo, que o espírito fratricida estava com o “irmão mais velho” (Lc 15:11-32). A falta de fraternidade no mundo decorre da maldição de Caim (Gn 4:8-12).

SAUDE INTEGRAL DA FAMÍLIA  - A Instituição Divina Primordial.

Segundo o livro de Gênesis, a primeira instituição criada pelo Eterno não foi Igreja, nem Escola, nem Estado, e sim, a Família, fundamentada nos princípios do matrimônio (mater) e patrimônio (pater) dignos da tríplice coroa de glória e honra: autoridade paterna (homem-pai), identidade materna (mulher-mãe) e propriedade fra-terna (filho-irmão). As entidades: autoridade, identidade e propriedade formam o tripé dos princípios funda-mentais da Jurisprudência universal, para formação da pessoa física (Criança) e pessoa jurídica (Família).

O Pai-Criador fez um só homem genérico. Da metade de Adão (barro vermelho) Deus tirou Eva (mãe  da Humanidade). E tudo com estes propósitos redentivos: 1) constituir a Família Celestial; 2) restabelecer o Trono de Justiça, Paz e Amor (o Universo voltar a ser uno); 3) criar novo Céu e nova Terra; 4) derrotar para sempre Lúcifer e seus aliados. Conforme a verdade bíblica criacionista, a raça humana é originária duma só família nuclear (pai, mãe e filhos), constituída pelo Criador como célula única original de todas as tribos, nações, gov ernos e sociedades. A família foi constituída útero psíquico-sócio-cultural e espiritual de todas as individualidades e coletividades humanas.

Tais quais são os tipos de famílias e de educação de útero e berço das pessoas que compõem uma sociedade, assim também são os tipos de relações individuais e coletivas que determinam a identidade e ligação que devem existir entre pessoa física e pessoa jurídica. Do que se infere que a mudança real duma sociedade começa pela mudança de como, quando, com quem, com quê, por que e para que homem e mulher fazem sexo.

Para completar a Criação do Éden-II, Deus-Criador fez um protótipo humano com poder polivalente para administrar a natureza e procriar. Deus-Pai deu a Adão uma única dieta alimentar (Gn 1:29) e uma única profissão principal (Gn 2:15), para viver até mil anos com saúde integral. Deu-lhe inteligências mental, emocional e espiritual para saber que a felicidade real não está no gozo do usufruto dos direitos, mas sim , no prazer do cumprimento dos deveres. A quem mais é dado, mais é cobrado (Ecles. 11:9;12:13,14; Mt 25:14-30).

Para o materialismo dialético, a família é uma “instituição repressiva” (Dialética da Família – Canevacci, Massimo. 4ª ed. Trad. Carlos N. Coutinho. São Paulo: Brasiliense,1985). Esse livro de Canevacci reúne “um conjunto de textos que abrange desde escritos clássicos sobre a instituição da Família até seu novo perfil determinado pelo impacto das transformações sócio-econômicas auspiciadas pelo capital monopolista”. Canevacci apresenta uma “análise da família” a partir de diferentes orientações da moderna pesquisa antropológica materialista, segundo as escolas: evolucionista, funcionalista e estruturalista. Em cada tip o ideológico dessas escolas, é importante perceber uma dialética revolução paradigmática quanto à mudança de eixo-metodológico no estudo da origem e evolução da família, isto é, na passagem desastrosa das ideologias do determinismo natural-religioso para a filosofia do finalismo cultural-materialista. A orientação da escola evo-lucionista do materialismo histórico-dialético indica a passagem da teorização linear clássica sobre Família, para a teorização multilinear contemporânea.

Segundo essa preocupante teorização evolucionista-materialista, a Família, como instituição sócio-cultural, não surgiu duma criação original divina, com finalidades redentoristas pré-estabelecidas. O conceito básico subjacente às teorias evolucionistas dá a entender que as famílias, assim como todas as sociedades, no decorrer de longos períodos da história, experimentaram processos de autotransformação (sic), alguns deles responsáveis pela diversificação e outros pela homogeneiza& ccedil;ão (ação de tornar iguais) das culturas e classes sociais contemporâneas.

Segundo esse evolucionismo materialista (rejeitável), a família monogâmica não foi criada por Deus, mas, resultou da lenta evolução de três estágios sucessivos da evolução sócio-cultural: 1) família omauentes, que se baseia no matrimônio recíproco entre irmãos e irmãs, no interior do clã; 2) família punaluana, que se restringe ao casamento de várias irmãs com os maridos de cada uma das outras, ou, casamento de vários irmãos com as esposas de cada um dos outros; 3) famí lia de casal, que restringe a possibilidade do casamento entre dois indivíduos, de cada vez, o que deu origem à família monogâmica, que reforça o tabu do incesto (união sexual com parentes próximos).

Para melhor compreensão de como o método funcionalista explica o problema da família, faço mais esta citação: “Assim como o problema da sobrevivência é resolvido mediante a constituição do sistema produtivo e dos instrumentos de trabalho para conforto e proteção física, do mesmo modo, o problema da reprodução humana encontra a sua solução no instituto da família, núcleo elementar do parentesco e, portanto, da sociedade” (Cavenacci, op.cit., p.24).

Cabe, ainda, uma referência sobre a filosofia de Tommaso Campanella (1568-1639) em relação à sua tese: “a família nuclear deve ser abolida”. Campanella, um monge dominicano, foi condenado pela idéia dele, considerada subversiva pela realeza espanhola, de querer construir nas montanhas da Sila, uma comunidade perfeita, segundo princípios definidos em seu livro A Cidade do Sol. Para Campanella, com base em teses enunciadas por Platão, a família nuclear e a propriedade privada deveriam ser abolidas e substituídas por vida e ambiente totalmente comunitários. (NICOLA, Ubaldo. Antologia Ilustrada de FILOSOFIA. São Paulo: Globo, 2005, p.185).

Quanto à orientação do estruturalismo para análise que esclareça a essência da família, uma razo-ável contribuição vem da celebre explicação de Lévi-Strauss sobre o “avunculado”, que é uma herança genética de desobediência e injustiça entre o “tio materno” e o “sobrinho uterino” (Canevacci, op.cit., p. 56-70).  Isso se assemelha às relações doentias que passaram a vigorar entr e o tio Caim e seus sobrinhos descen-dentes de Abel/Sete (Gn 6:1-6); entre o tio Jacó e os filhos de Esaú; entre o tio Isaque (judeu) e os filhos de Ismael (árabes); entre os tios Amon e Moab e seus sobrinhos bastardos (Dt 23:2,3). Relações com características do pecado de Onã (Gn 38:4-10) e de relações sociopatas, nascidas do primeiro fratricídio (Gn 4:8), que considero ser a “raiz primordial” do Mal-Estar da Humanidade.

Entendo que Caim foi clonado por Lúcifer, quando Eva manteve relações com ele ao comer do “fruto proibido”. Eis porque, em todas as famílias e comunidades do mundo, temos irmãos, irmandades e confrarias que herdaram a benção do espírito de Abel e a maldição/complexo do espírito de Caim.

Voltar